Vidro Temperado: entenda um pouco mais

VIDRO TEMPERADO

O vidro foi se tornando um material absurdamente versátil. E cada tipo de vidro possuí características próprias, definidas no processo de fabricação, como por exemplo o vidro temperado. Esse tipo de vidro acaba sendo usando em diferentes projetos, por diversas indústrias e em diferentes modelos. Hoje em dia o mercado de vidros é extremamente amplo, contando com vidros comuns, temperados e laminados, por exemplo.

Hoje vou falar um pouco mais sobre o vidro temperado e como ele é fabricado. O vidro temperado é cinco vezes mais resistente a choques térmicos e mecânicos que um vidro comum, uma vez que ele tem suas características modificadas.

Como é feito o vidro temperado?

Como tinha dito, o vidro temperado tem suas características mudadas durante sua fabricação. E isso acontece devido a um tratamento térmico de tempera, que consiste em um aquecimento gradativo e depois em um resfriamento brusco. Um pouco confuso né? Calma, vou explicar melhor.

Acontece assim, um vidro comum é cortado como uma lâmina e colocado em um forno. Dentro desse forno acontece a transformação. As lâminas são aquecidas a uma alta temperatura de moldagem, que pode chegar a até 700ºC. Logo após essas lâminas são resfriadas bruscamente. Esse processo é irreversível e impossível que se corte o vidro temperado depois disso. Quando o vidro temperado se quebra, seus pedaços são bem menores e pouco cortantes. Por essa razão é um vidro durável e seguro.

Diferenças entre vidro temperado, comum e laminado.

O vidro comum é a base para criação de outros tipos de vidros. Ele é transparente, duro, impermeável e bem liso. Esse tipo de vidro não possui uma boa resistência mecânica. Além disso, também é muito mais frágil e quebradiço que outros modelos de vidro.

Já o vidro laminado é composto por duas ou mais placas de vidro comum. Essas placas são unidas por camadas intermediárias de Polivinil Butiral (PVB). Além de aumentar a resistência a impactos, essa película de PVB ajuda a filtrar em até 99,6% os raios ultravioletas e também diminuir ruídos externos. Por isso são muitas vezes utilizados em lugares com risco de quedas, como vitrines e fachadas de prédios.

Assim sendo é considerado um vidro de segurança, pois como eu disse anteriormente, o vidro temperado é até cinco vezes mais resistente a choques térmicos e mecânicos que um vidro comum.  Devido a essas características ele possui uma menor probabilidade de quebra, além da segurança, quando utilizado em janelas e portas. O vidro temperado também garante uma maior iluminação natural ao ambiente.

Aplicações do Vidro Temperado

É muito recomendável usar esse tipo de vidro nas laterais e traseiras de veículos, ele é mais seguro, principalmente em caso de quebra. Quando o vidro temperado se quebra os pedaços são menores, arredondado e pouco cortantes, proporcionando assim maior segurança. Mas não é só em carros que ele é utilizado.

Além de ser usado em carro, o vidro também está presente na construção civil e em decorações. Os vidros temperados são muito usados em box de banheiro, fachadas de lojas, portas e janelas em residências e edifícios. Mas é importante lembrar que não é possível cortar vidro temperado.Então, ele sempre é moldado com dimensões e furos exatos antes de ser temperado.

Então se atente, sempre compre produto de confiança, com qualidade e garantia. A Vidraçaria Bom Pastor tem profissionais capacitados e vidros de excelente qualidade. Somos a opção correta e segura para você cliente. Passe na nossa loja e solicite seu orçamento. Nosso compromisso é a sua satisfação.

Fonte: www.blindex.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *