Limpeza de vidros: dicas e truques

Limpeza de vidros: dicas e truques

O vidro é um material presente no nosso dia-a-dia. Suas formas, cores e características fazem com que ele tenha diversas aplicações, deixando ambientes e projetos mais modernos. Nesse artigo irei dar algumas dicas e truques para ajudar na limpeza de vidros.

A importância da limpeza do vidro

O vidro acumula uma grande quantidade de poeira, poluição, pelos de animais e alguns outros resíduos que são muito prejudiciais para pessoas alérgicas, podendo desencadear uma rinite, sinusite ou asma. Por isso é tão importante fazer a limpeza adequada dos vidros e espelhos.

Você deve utilizar produtos adequados o processo se torna mais fácil e eficiente. E é importante observar que não existe uma fórmula milagrosa para manter o vidro sempre limpo.

Limpeza de vidros: dicas e truques

O que usar?

Tire da cabeça que existe o melhor produto para limpar vidros, essa é uma das muitas dúvidas de quem precisa fazer a limpeza dos vidros.

  • Água e sabão neutro: Esses são os ingredientes bases para fazer uma limpeza dos vidros. Com uma esponja ou pano macio esfregue toda a superfície. Caso ele esteja engordurado, use água morna para que a gordura seja removida de forma mais fácil. Observe que com uma mistura simples para limpar vidros você pode ter uma higienização perfeita.
  • Vinagre: É um produto que pode ser acrescentado na mistura, já que ajuda a eliminar bactérias e facilita a limpeza. Mas lembre-se de não usar exageradamente.
  • Esponjas macias e pano para limpar vidros: Para fazer a limpeza de superfícies de vidro, opte por essas opções. Lembre-se de usar um pano de qualidade, deixando de lado panos que soltem fiapos. Rodos com dupla face também são práticos para limpeza de áreas que estejam fora do seu alcance.
  • Escovas de cerdas macias: Essa opção deve ser usadas em vidros rugosos para conseguir remover toda a sujeira que fica grudada nos detalhes da superfície.
Jamais use jornal para secar a superfície de vidro. Embora alguns sites ainda digam que o jornal ajuda na limpeza dos vidros, não caia nessa. Esse é um enorme mito, pois ao passar jornais velhos sobre a superfície do vidro, o papel pode deixar marcas da impressão gráfica.

Dicas e truques para facilitar a limpeza de vidros

Limpeza de vidros: dicas e truques

Uma coisa que poucos sabem é que aplicar impermeabilizantes no box do banheiro, pelo menos uma vez por mês, ajuda a não grudar resíduos de shampoo, sabonete e condicionador. Uma alternativa para impermeabilizar é passar lustra-móvel no vidro depois de limpo e seco. Para limpar os lugares de difícil acesso, pode-se usar escovas menores ou palito de dente encapado com um pano ou gaze.

Usar apenas o limpador de vidros industrial nem sempre é a melhor opção. Isso porque ele funciona em vidros sujos de poeira, e não nos vidros que acumulam gordura, como box, vidros na cozinha e janelas. Por isso prefira opções que facilitem a limpeza e sejam mais econômicas.

Faça a limpeza de cima para baixo, evitando assim o retrabalho. Assim o produto não escorre para áreas que já foram limpas. Outra dica importante é escolher limpar os vidros em dias nublados, uma vez que em dias ensolarados os produtos secam mais rápido e deixam marcas na superfície do vidro.

É muito importante ter em mente que não é necessário usar muita água durante o processo, uma vez que quanto mais água, maior é a chance de secar naturalmente com os produtos, podendo assim provocar manchas na superfície. Por isso é importante usar pouca água e fazer a secagem por etapas, principalmente se for uma área grande.

Se você quiser um acabamento mais bem feito, utilize papel toalha com um pouco de álcool. Mas é importante que o vidro já esteja limpo, uma vez que o papel serve para finalizar a secagem, e não para limpar. Então pegue algumas folhas de papel toalha e pingue um pouco de álcool. Posteriormente passe uniformemente as folhas na superfície até que a superfície esteja devidamente limpa, polida, brilhante e vistosa.

Fonte: www.drlavatudo.com

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *