Ambientes pequenos e como ampliá-los

ambientes pequenos

Cada dia vemos que os apartamentos vem adquirindo metragens menores. Mas isso não significa o espaço não pode ser decorado de maneira funcional, confortável e bela. Com alguns artifícios inteligentes e sem muita dificuldade é possível dar a sensação de amplitude para ambientes pequenos.

Primeiramente é importante se livrar de coisas que “entulham” o ambiente; seja roupas, utensílios, objetos ou eletrodomésticos. Um conceito que você deve ter em mente para conseguir ampliar cômodos pequenos é que menos é mais. Isso não significa que você tem que se livrar de todas as suas miudezas, mas sim aprender a organizar e viver sem excessos desnecessários.

ambientes pequenos

Dicas para ampliar ambientes pequenos

Como disse para ampliar espaços você deve colocar em prática sua criatividade, criando soluções e maneiras de organização inteligentes. E eu sei que quando tudo está uma bagunça, a gente fica meio perdido. Por isso separei algumas dicas para você colocar em prática e ampliar seu ambiente.

Use cores claras e pisos uniformes

Seja na parede, moveis ou nos pisos, o uso de cores claras dá uma sensação de amplitude ao ambiente. Isso não significa que você não pode usar nada colorido, mas que use menos moveis e paredes coloridas e mais detalhes e decorações com cor. Além de deixar o espaço mais amplo, as cores certas podem deixar o ambiente mais acolhedor, confortável e com personalidade.

Outra dica é usar o mesmo modelo de piso na casa toda, assim os ambientes ficam integrados e fluidos. Prefira peças lisas e grandes, pois se encaixam melhor e dão mais unidade. Outro detalhe importante fica por conta do rejunte: quanto menor o espaçamento, mais uniforme fica.

Iluminação e luz natural

Quando o assunto é usar iluminação para ampliar cômodos, uma dica importante é usar peças de luz embutidas, como os spots de led, uma vez que não ocupam tanto espaço. Pontos de luz estratégicos deixam o ambiente bem mais aconchegante, como as luminárias, pendentes ou luzes de decoração nos cantos. No entanto, não use abajures ou luminárias que ficam no chão, pois deixam o ambiente lotado.

A iluminação natural também é excelente para dar a sensação de espaço mais amplo. Por isso invista em janelas e portas de vidro, principalmente em varandas e salas. Além de ampliar, também faz com que a conta de luz diminua e deixa o ambiente mais acolhedor.

Ambientes integrados

ambientes pequenos

Quando possível, opte por integrar os ambientes da sua casa, como a sala com a varanda, ou cozinha com a sala. Novamente coloque sua criatividade em prática e use móveis, decorações para demarcar cada espaço. Uma excelente dica é colocar algumas divisões de vidro ou vazadas, pois mesmo com elas os espaços ainda conversam entre si.

Móveis inteligentes

Quando pensamos em aproveitar os espaços a primeira ideia que vem é usar móveis planejados, mas concordemos que é uma opção um pouco salgada. E a indústria realmente percebeu isso e começou a produzir móveis mais funcionais e com um preço mais acessível. Camas, mesas, puffs e prateleiras; todos são excelentes amigos de quem precisa poupar espaços. Outra coisa que está super em alta hoje em dia são as prateleiras e nichos são excelentes, tanto para poupar espaço no chão, quanto para uma melhor organização e decoração, principalmente para livros.

Espelhos

O objeto mais usado para dar uma sensação de amplitude nos cômodos é o espelho. Além disso, também dão uma maior claridade ao ambiente. Tanto quadros pequenos, quanto peças grandes podem ser usadas a vontade. O importante é só ter cuidado com o lugar onde irá colocá-los, uma vez que podem acabar refletindo algo que não deveria ser mostrado. Você pode colocar nas salas, em corredores, quartos ou banheiros; e com a sua criatividade transforme e decore o ambiente.

Em algum outro artigo pretendo trazer decorações para deixar o ambiente mais personalizado e aconchegante. Espero que essas dicas tenham ajudado você a deixar sua casa ou apartamento com a sensação de maior amplitude.  E se você optar por espelhos e divisórias de vidros, não esqueça de passar na Vidraçaria Bom Pastor e fazer o seu orçamento. Nosso compromisso é a sua satisfação.

Fonte: www.blog.casashow.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *