Fachada de Vidro: tudo o que você precisa saber

FACHADA DE VIDRO

Por sua transparência e segurança, o vidro se tornou um dos materiais mais utilizados em projetos de fachadas. Lembrando que projetos com fachada de vidro devem atender aos requisitos da ABNT NBR 7199/1989.

Vale à pena instalar uma fachada de vidro?

Com certeza a fachada de um imóvel diz muito sobre ele: mostra estilo, requinte e também o bom gosto, além de ser o cartão de visitas de um ambiente e a primeira coisa a ser notada em uma casa.
Pensar na fachada de uma casa pode ser algo bem simples ou mais complicado, isso depende do que você quer e quais as vantagens e desvantagens de cada opção.

Investir numa fachada de vidro pode ser uma boa alternativa, ainda mais se houver áreas verdes ou belas construções nas proximidades. Desta maneira a fachada de vidro propõe um melhor aproveitamento da área útil em todas as estações do ano. Mas fique atento para que a fachada de vidro exerça uma boa função no ambiente.

Qual tipo de vidro utilizar?

FACHADA DE VIDRO
FACHADA DE VIDRO

Qual tipo de vidro utilizar?

Além de instalado nos muros e paredes frontais, o vidro costuma também ser utilizado em grandes janelas e portas. E essa escolha deve levar em conta, entre outras coisas, a incidência do sol. Imagine que você utilize a fachada de vidro na sua casa, mas durante quase todo o dia ela receba a luz do sol, além de tornar o espaço exageradamente luminoso, o material permitirá a entrada e conservação do calor, tornando o ambiente quente e desconfortável. Em situações assim é possível contar com vidros especiais, que permitem o bloqueio solar, vedação do som, e até manutenção de uma temperatura agradável.

Dessa forma, é mais que fundamental contar com o auxílio de um arquiteto ou engenheiro.
Mais do que indicar a peça mais bonita visualmente, ele poderá avaliar a que melhor atenderá as necessidades do ambiente e analisar aspectos como o nível de ruídos no espaço e a incidência solar sofrida por ele. Os tipos de vidros mais indicados são os vidros laminados e os vidros laminados temperados.

Vantagens de uma fachada de vidro:

Sem dúvida uma das principais vantagens percebidas em uma fachada de vidro é a sua beleza. O visual obtido é sempre bonito, clean, moderno e imponente.

Integração dos espaços:

A fachada de vidro gera uma forte integração entre os espaços internos e externos de um ambiente. Embora traga um pouco de falta de privacidade para o imóvel, o indivíduo pode contar com uma solução que não permita a visualização do exterior para o interior, essa integração dos ambientes cria sensação de maior conforto, especialmente se houverem árvores ou outros elementos naturais no jardim do imóvel. A sensação de amplitude é igualmente comum, e faz parecer que há continuidade do espaço do cômodo.

Ótimo custo-benefício:

Comparado a uma fachada normal de alvenaria, o vidro pode ser bem mais barato. Afinal não são necessários tantos materiais, como tijolos, argamassa, massa corrida e tinta, e ao mesmo tempo, o gasto com mão de obra é pequeno, já que a instalação é feita em poucos dias.

Luminosidade do espaço:

Além disso, é possível destacar a luminosidade permitida pelo uso do vidro. O material deixa a luz natural entrar no imóvel, e assim permite a economia de energia elétrica. Contudo, é importante ter atenção ao exagero de luminosidade, se a incidência solar for muito intensa, ou se a iluminação pública for muito acentuada durante a noite, a claridade pode incomodar. Por isso, é essencial avaliar cada aspecto do espaço ao redor do imóvel e escolher o tipo de fachada de vidro que melhor atenda as características do ambiente, inclusive bloqueando a entrada de parte da luz externa na edificação.

Facilidade de manutenção:

Finalmente, a opção de fachada em vidro garante incríveis facilidades, tanto na sua limpeza, quanto em sua conservação. E para ajudar você a manter o material livre de sujeiras, temos um artigo específico sobre limpeza de vidros.

Já em relação à durabilidade do produto, é possível dizer que ela é muito maior do que as opções de alvenaria. Não é preciso, por exemplo, retocar a pintura do vidro. Fatores naturais, como o sol ou a chuva, também não tornam a superfície fosca ou desgastada. Para se ter uma ideia, quando o vidro é descartado, pode demorar muito mais do que mil anos para decompor na natureza! Logo, utilizá-lo é ter a garantia de durabilidade.

FACHADA DE VIDRO

Desvantagens da fachada de vidro

Entretanto, não só de coisas boas se vive quem escolhe usar esse tipo de fachada. O vidro “denuncia” com muita facilidade a sujeira. Marcas diversas ficam “impressas” nas superfícies transparentes, sendo necessária uma limpeza e manutenção frequentes.

Da mesma forma, se a fachada fica exposta a variações climáticas, areia de praia ou chuvas frequentes, a possibilidade de marcas e manchas é muito grande.

O desempeno térmico de uma fachada de vidro é um problema a parte. Com relação à sensação térmica, o vidro esquenta mais o ambiente, tornando o uso do ar condicionado indispensável. Portanto, isso também deve ser levado em consideração.
Normalmente, os projetos de fachadas de vidro são feitos com vidros especiais que permitem que a fachada fique livre da incidência do sol. Caso contrário, o calor no interior da peça pode ser tornar insuportável.

O mais importante ao se projetar uma fachada de vidro é se atentar aos fatores ambientais locais, verificar a viabilidade do projeto e chegar a possíveis alternativas para contornar problemas de desempenho que as fachadas de vidro possam apresentar.

Dicas de como comprar:

Lembre-se que ao optar por uma fachada em vidro, você deve buscar empresas e serviços responsáveis. Dê preferência para empresas que utilizem vidro com tratamento correto e que garantam melhor aproveitamento de material.
Antes de comprar, peça ajuda de algum profissional e de uma empresa líder no mercado e também pesquise bastante.

Convidamos você a passar na Vidraçaria Bom Pastor e fazer seu orçamento. Estamos à disposição para ouvir as suas dúvidas.

Fonte: www.vivadecora.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *