Escada de vidro: vantagens e desvantagens

Um novo modelo de escada que vem tendo muito destaque na arquitetura moderna é a escada de vidro. Elas são uma opção que além de tornar seu espaço mais sofisticado também o deixa muito mais funcional.

O vidro é um material coringa para decoração. Isso porque ele combina com qualquer tipo de ambiente, trazendo muito mais suavidade para sua casa. Todavia, é preciso prestar muita atenção na qualidade e nos cuidados que se deve ter em relação à escada de vidro.

Por isso, irei apresentar quais os tipos de vidro mais utilizados para a escada de vidro. Além das vantagens e desvantagens de usá-las em sua casa.

Qual tipo de vidro usar

http://ergoglass.md/en/products/glass-construction/glass-stares

A segurança sempre deve estar em primeiro lugar,e quando temos que escolher o tipo de vidro, não devemos deixá-la de lado. Por isso, sempre tenha um profissional qualificado para realizar seu projeto e ajudar na escolha do vidro, e conte com uma vidraçaria que ofereça qualidade, assim como a Vidraçaria Bom Pastor.

Os modelos mais indicados para escada de vidro, são o laminado e o vidro laminado temperado.

Conhecido como vidro de segurança, o vidro laminado é composto por duas ou mais placas de vidros unidas por uma ou mais placas de PVB (Polivinil Butiral). E é isso que o torna muito mais resistente a impactos do que o vidro comum. Além de aumentar a resistência do vidro, a película de PVB tem a função de filtrar os raios ultravioletas (UV).

Mais uma vantagem do vidro laminado é que quando ele se quebra os fragmentos ficam presos na camada de PVB, o que evita acidente.

Outro modelo de vidro de segurança é o vidro laminado temperado. Além de ser usado em escadas de vidro, ele também pode ser colocado em fachadas, guarda-corpos, clarabóiais, e outros. Um dos motivos pelas quais as pessoas optam por esse modelo de vidro , é porque ele permite a perfuração e fixação através de pregos (sistema aranha ou Spider).

Vantagens e desvantagens de usar escada de vidro

https://casaeconstrucao.org/escadas/escada-de-vidro/

A maior vantagem de ter uma escada de vidro é o quanto ela torna o ambiente muito mais bonito e leve sem deixar de lado a funcionalidade. Além disso, eles são muito resistentes e desenvolvidos para suportar peso e trânsito de pessoas sem se quebrar ou arranhar com facilidade.

Outra coisa muito legal de usar escada de vidro é que você pode inovar no modelo do guarda corpo, como pode utilizar vidro trabalhado com gravuras ou pinturas, isso porque é um material incolor, e esses vidros nunca saem de moda. Por isso você pode combiná-los com qualquer decoração durante anos, sem pesar o ambiente.

No entanto, limpar de forma errada a escada de vidro, pode acabar deixando o vidro embaçado. Por isso utilize produtos da linha UAU Blindex, que são os mais específicos para fazer a limpeza.

E por ser um material muito liso, outra desvantagem da escada de vidro é ser escorregadia. Por isso sempre tenha muito cuidado. Uma dica é usar produtos antiderrapantes, a fim de deixar a superfície menos lisa.

Modelos mais usados

escada de vidro
https://casaeconstrucao.org/escadas/escada-de-vidro/

Antes de falarmos sobre os modelos, é muito importante ressaltar que o número de degraus de uma escada de vidro deve ser o mesmo que o usado em uma escada normal. Vale lembrar também que você deve sempre escolher um profissional e uma Vidraçaria qualificada para fazer o serviço. Só assim você terá um excelente resultado.

  • Escada em “u”: Esse modelo de escada ocupa uma maior área do ambiente. Ela pode ser projetada entre paredes ou no meio da casa, para dividir dois ambientes, como sala de jantar e sala de TV.
  • Reta: O modelo mais encontrado em projetos de arquitetura é a escada reta. Ela funciona muito bem em espaços pequenos e médios. Seu preço também é bem mais acessível.
  • Caracol: Já o modelo caracol é indicado para quem deseja economizar espaçoso. A principal característica dessa escada é ser mais compacta. A escada caracol torna dá a impressão de amplitude ao ambiente.

Você pôde notar que existem muitos detalhes e cuidados fundamentais para instalação de uma escada de vidro. No entanto, é muito importante que você se atente para a qualidade do material que será usado. Além disso, também escolha uma vidraçaria com excelente qualidade, assim como a vidraçaria bom pastor.

Se necessário, contrate um arquiteto para analisar seu projeto.

Fonte: www.casaeconstrucao.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *