builderall

Hoje vamos falar de um assunto diferente, mas muito necessário. A importância da sustentabilidade e reciclagem do vidro. Como o vidro é um material muito usado no dia a dia é importante que seja descartado de maneira correta. Ele passa por um processo de reciclagem onde é totalmente reaproveitado. E a melhor parte é que mesmo sendo reciclado, o vidro não perde suas características e qualidades.


Vamos conversar sobre sustentabilidade e reciclagem?



?Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades?. Ser sustentável nada mais é do que ter responsabilidade com os recursos naturais, e não consumi-los sem pensar no amanhã.


Usar vidro na construção civil é uma medida sustentável e pode trazer novas possibilidades, idéias e oportunidades. Ele gera um grande benefício ambiental, social e econômico. Nos dias de hoje, com o aumento da preocupação com o meio ambiente, o uso de vidro de forma incorreta gera grandes impactos ambientais.


Foi então que o vidro começou a ser usado de forma funcional, para aumentar a entrada de luz natural no ambiente e diminuir gastos com energia. E foi essa eficiência que o fez ter grande importância para obras que buscam uma certificação com selos verde.


Além de preocupação com a sustentabilidade, é necessário também falarmos da reciclagem de vidro, uma vez que esse material é 100 % reciclável, e também pode ser usado como decoração, porta coisas e organizadores.


Vidro é sim um material ecológico e sustentável



O processo de produção do vidro também está muito preocupado com a sustentabilidade e reciclagem. Esse processo busca uma geração de energia limpa, diminuindo o uso de gases que podem agravar o efeito estufa. Todavia, a melhor característica do vidro é poder ser 100% reciclado.


Como exemplo, com dois quilos de cacos de vidro é possível fazer dois quilos de vidro novo. Legal demais, né? E ele pode ser infinitamente reciclado, sem perder qualidade ou pureza durante o processo.


Também existem modelos especiais de vidro, como o vidro de proteção solar. Esse tipo de vidro colabora ainda mais com a sustentabilidade, uma vez que reduzem o calor no ambiente. Com isso a conta de energia também é reduzida, porque com menos calor, o uso de ar condicionado também será reduzido. Além disso, vidros com proteção solar também barram quase 100% dos raios UV. Por essa razão indicamos que você invista nesse tipo de vidro, uma vez que ele possui tantas vantagens.


Além disso, a fabricação de um novo vidro usando cacos de outro vidro ajuda a reduzir a temperatura para fundir a massa, assim, a quantidade de energia e água utilizadas no processo é menor.


A retirada de matéria prima para fazer o vidro também é menor quando se utiliza cacos.


Outra curiosidade sobre o processo de fabricação de vidro é que a energia usada vem do gás natural. Esse tipo de energia foi escolhida, pois é menos poluente. No Brasil, cerca de 1/4 da matéria usada para produzir vidro é proveniente de cacos reciclados. E a cada 10% de caco de vidro utilizado na mistura, cerca de 4% de energia e 9,5% de água são economizadas.


Como reciclar vidro?




Vidros, garrafas, copos, cerâmicas, pires. Esses são alguns dos utensílios de vidro que podem ser reciclados.


O processo de reciclagem conta com 6 passos:


Primeiro os vidros usados são coletados e separados por cor: verde, marrom e transparente. Essa separação garante uma melhor qualidade aos materiais que serão produzidos. Após a seleção o material passa por uma limpeza para retirar todas as substâncias que não são vidro; tampas, rótulos e plástico, por exemplo.


Posteriormente o vidro é mandado pára uma esteira e novamente é retirado as substâncias que sobraram sem ser o próprio vidro.


Depois desse processo de limpeza e separação o vidro reciclável vai para um triturador, assim ele se transforma em cacos homogêneos.


E em outra triagem, novamente é retirado qualquer objeto que não seja vidro.


Depois desse processo os cacos vão para a indústria vidraceira, que é a responsável por transformar os cacos em novos objetos de vidro.


Como você deve imaginar o vidro não é biodegradável, então, se não reciclado ele fica na natureza por milhares de anos. Por isso é tão importante fazer o descarte de maneira correta e criar responsabilidade sobre o assunto de sustentabilidade e reciclagem.



Também existem jeitos diferentes de reaproveitar objetos de vidro.


Não precisa ser nenhum mestre em artesanato para conseguir reutilizar e dar estilo a um frasco de vidro ou criar mosaicos com pedaços de vidro colorido. Além de ser uma opção barata de decoração, também ajuda o meio ambiente.


Então use e abuse da criatividade e crie novos jeitos de reutilizar e criar objetos de decoração.


E mais uma coisa, deixe aí nos comentários se querem um artigo só dando idéias de como reutilizar e reciclar objetos de vidro. Até a próxima.


Fonte: www.abravidro.org.br